Capivari do Sul
Brasil

Capivari do Sul

Foto de Satélite de Capivari do Sul

Capivari do Sul

Foto de Satélite de Capivari do Sul

Resumo

Origem do nome da cidade
A origem do nome do Município de Capivari do Sul refere-se ao Rio Capivari que banha essa região. Ele nasce na após o Banhado do Quilombo e deságua na Lagoa Capivari. (A denominação de Capivary foi dada pelos indígenas e significa Rio das Capivaras, devido presença destes animais na região).

Em 09 de Setembro de 1980, pela Lei n° 1.752 foi criado o Distrito de Capivari, sancionada por Jorge Dariva, Prefeito Municipal de Osório, constituindo-se parte pelo distrito de Passinhos e pelo distrito de Palmares.

A emancipação
O município de Capivari do Sul foi criado sob a Lei Estadual nº. 10.634, de 28 de dezembro de 1995, pelo Governador Antônio Brito.

As etnias predominantes são italianos, espanhóis, alemães, negros e principalmente portugueses. A tradição Açoriana foi marcada através do linguajar, das lidas domésticas, gastronomia, crenças religiosas, superstições, ditos populares, festas, danças e agricultura.

Capivari do Sul está localizado no entroncamento das estradas RST 101, principal rodovia de escoamento econômico do Mercosul interligando o norte ao sul do país, e a estrada RS 040, que liga a Região Metropolitana ao Litoral. O município fica a 80 km de Porto Alegre, com grande movimento turístico durante os meses de verão.

O município é constituído pela sua Sede, e distritos de Rancho Velho as margens da estrada RS 040 distante a 11 km do centro e Santa Rosa as margens da estrada RST 101 a 7 km da sede onde está sendo implantado o Pólo de Geração de Trabalho e Renda de Capivari do Sul.

Fonte: Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal e/ou outros Colaboradores.

  • POPULAÇÃO 4.728 pessoas
  • TELEFONE (51) 3685-1181
  • SITE https://capivaridosul.rs.gov.br/