ECONOMIA
Busato promove desenvolvimento econômico em Canoas
Nos últimos anos, Canoas se tornou um novo núcleo de desenvolvimento econômico da região Sul do Brasil. Isso foi possível graças a amplos investimentos, redução de impostos e ao trabalho da Prefeitura na desburocratização do processo de abertura de empresas e formalização de pequenos negócios.
Entre as ações, está a implantação da Lei de Liberdade Econômica, que permite que empresas com atividades de baixo risco sejam dispensadas da obtenção de alvará. Além disso, um pacote de incentivos fiscais foi lançado em 2018, com foco na geração de empregos e renda. Ao todo, foram três projetos de lei elaborados, entre eles a modificação do Fumdecan, para conceder isenção de imposto para atrair novas empresas; e a mudança no código tributário que diminuiu impostos para 19 setores considerados estratégicos para o desenvolvimento do município.
Entre 2017 e 2020, foram abertas 16.890 novas empresas em Canoas, fortalecendo a economia do município e gerando emprego e renda para os canoenses.
Expansão dos Parques Industriais
Após destravar as obras para implantação do Parque Canoas de Inovação (PCI), o empreendimento foi inaugurado em 2018 com a instalação de três empresas. A gestão Busato também garantiu a vinda da empresa Quântico Data Center, que investirá R$350 milhões na cidade.
Além disso, no distrito Jorge Lanner, ficou de legado o projeto de expansão, que visa atrair e captar novas empresas.