PANDEMIA
Canoas se destaca na pandemia
Sob a gestão de Busato, a Prefeitura de Canoas inovou em 2020 ao realizar a vacinação contra a gripe no domicílio dos cidadãos. Com uma estratégia arrojada, visando a proteção da vida de cada canoense, foi disponibilizado o imunizante para idosos, mães de recém-nascidos, gestantes, pessoas com deficiência e crianças de até 6 anos. O objetivo da ação foi diminuir a circulação desses públicos e evitar contaminação pelo vírus da Covid-19. Além disso, por entender o papel fundamental e heróico dos profissionais de saúde na pandemia, a administração realizou a contratação de aproximadamente 700 pessoas, entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, entre outros, para reforçar o combate à pandemia de coronavírus no município.
Tornamos Canoas referência no enfrentamento da pandemia
A pandemia mostrou que, na pior crise de saúde da história da humanidade, o canoense estava bem cuidado e protegido. Canoas foi destaque nacional na criação de vagas e ações de prevenção. Foi o amadurecimento de um trabalho que fizemos, desde o primeiro dia de governo em 1º de janeiro de 2017, para recuperar a saúde de Canoas.
Saímos na frente ao construir hospitais de campanha para melhor cuidar da saúde dos canoenses. Foram estruturas anexas às UPAs Rio Branco e Boqueirão que contavam, ao todo, com 20 leitos clínicos e quatro leitos de UTI, totalmente estruturados e equipados para receber pacientes com suspeita ou confirmação do novo coronavírus. Com atendimento de 24 horas, as unidades foram pioneiras no Rio Grande do Sul ao oferecer um sistema individual de oxigênio para atender os pacientes. Em menos de seis meses, foram atendidos mais de 17 mil pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.
Fizemos mudanças profundas e permanentes. Com ações voltadas ao município – e não para a gestão – quem ganha é a comunidade canoense. Colocamos em funcionamento 200 novos leitos clínicos no Hospital Municipal de Canoas, antigo Hospital Universitário, além de 20 novos leitos no Hospital de Pronto Socorro de Canoas e 10 novos leitos no Hospital Nossa Senhora das Graças. Quanto à UTI, a cidade saltou de 57 para 100 leitos durante a nossa gestão.
Com responsabilidade, nos empenhamos para manter a economia ativa. Fizemos isso por compreender, com muita clareza, que o trabalho e a subsistência das famílias estão diretamente relacionados à saúde. Esse entendimento foi fundamental para preservarmos muitas vidas – e esse foi o grande legado do nosso governo.
Luiz Carlos Busato
Prefeito de Canoas 2017 – 2020